Vue.js SPA e SFC
Ou: siglas e mais siglas
Olá, leitora ou leitor
Algumas vezes fico me perguntando: "Será que tem alguma área onde tem mais siglas pra decorar do que na TI"?
Quer ver? Faz um teste se você sabe todas estas siglas: ASCII, CRM, API, UX/UI, IoT, VPN, LLM, BI, BPM, BYOD, ERP. Que sopa de letrinhas não é mesmo?
Bem no Vue.js não é diferente, existem muitas siglas e conceitos que você precisa saber o que significam, mas a boa notícia é que não é preciso decorar, com o tempo e o uso você aprende.
Vou tentar te ajudar apresentando os conceitos e siglas mais presentes no desenvolvimento com Vue.js.
Mas como de costume vou fazer um disclaimer!
Disclaimer
Este texto faz referência a sites, informações, produtos e/ou serviços que são controlados por outras pessoas e que foram mencionados com o único objetivo de informar e instruir a você leitor, sendo que não recebi nenhum valor monetário ao citar estes produtos e não me responsabilizo pela correção, funcionamento ou descontinuação das informações, serviços e produtos citados neste texto.
SPA
Esta sigla significa Single-Page Application (SPA) e diz respeito às aplicações web que são implementadas de forma a minimizar a quantidade de acessos às páginas do servidor web.
Normalmente uma SPA consiste em um único arquivo Java Script que é servido ao browser. Este navegador interpreta e renderiza a aplicação sem que haja necessidade de obter outras páginas do servidor web.
Uma SPA possui as seguinte caracterísitcas:
- Implementa interatividade avançada com o usuário
- Mantem o registro das seções do usuário e controla o armazenamento e estado da aplicação no lado do cliente (frontend)
- Possui roteamento do lado do cliente, permitindo o uso de múltipla páginas ou telas de aplicação sem o recarregamento do aplicativo
SFC
Single-File Components esta sigla diz respeito a um formato especial de arquivo existente no Vue.js que permite definir em um único arquivo o template (HTML), a lógica (Javscript) e a estilização (CSS).
São os arquivos com a extensão *.vue. Veja abaixo um exemplo deste tipos de arquivo retirado diretamente da documentação doVue.js:
<script setup>
import { ref } from 'vue'
const greeting = ref('Hello World!')
</script>
<template>
<p class="greeting">{{ greeting }}</p>
</template>
<style>
.greeting {
color: red;
font-weight: bold;
}
</style>
Subscribe by Email
Follow Updates Articles from This Blog via Email

No Comments